Insight às 3 da madrugada
São TRÊS DA MANHÃ. Nesse horário, qualquer coisa vale.
Enquanto eu me sento aqui em frente ao computador, a maioria das pessoas dorme.
As outras que não querem dormir estão fazendo algo interessante da vida. Não
eu. Eu estou jogando palavras na tela, na esperança de que um insight nasça de
repente e escorra pelo espaço em branco, mudando totalmente o rumo da minha
vida. Que ingenuidade! Os insights não nascem assim na madrugada de domingo para
segunda. Eles são frutos de muito trabalho intelectual. Mas eu não me importo, continuo sentado aqui,
conversando comigo mesmo, me convencendo de que estou fazendo alguma coisa.
Fritz Perls disse que qualquer um pode virar um escritor, bastando que sente
todos os dias em frente a uma máquina de escrever e escreva todos os dias tudo
aquilo que se passa pela cabeça. Depois de seis meses, temos um escritor. Eu
acredito que Fritz Perls estava certo.
Não que eu queira virar um escritor. Eu não quero. Pelo menos não é o
que me passa pela cabeça às 3 horas da manhã. Nesse horário, nada se passa pela
cabeça.
Na minha ânsia de dormir, eu comecei a ler um livro e tive
uma lição genial que vou guardar para sempre. Não importa o que você faça, mas
faça alguma coisa. Qualquer coisa. Na real, ninguém sabe o que fazer nessa
vida. Cada um age meio que às cegas. Então fazer alguma coisa, qualquer coisa,
é o que importa. Você começa assim, meio que sem saber direito o porque está fazendo
o que você escolheu fazer. Isso vai fazer com que você passe a fazer outras
coisas que talvez te levem para a direção certa. Além do que isso vai te dar
mais motivação para continuar agindo, o que vai gera um ciclo interminável de
motivação e ação. E então, algum dia, um resultado vai chegar. “Lembrete para
mim mesmo: Quando estiver perdido sem saber o que fazer: Faça alguma coisa.
Quando estiver sem motivação: Faça alguma coisa”.
Se você pensar bem à fundo, fazer é sempre melhor que não
fazer. Não fazer não vai te levar para lugar nenhum, seja bom ou ruim. Você vai
sempre continuar na mesma. Agora, fazer sempre vai te levar à algum lugar. Você
pode aprender coisas novas, ou pode ficar muito bom naquilo que você resolveu
fazer, a ponto de mudar a sua vida. Ou pode ser que te leve para um lugar muito
ruim, mas que vai servir de lição para a sua vida. Seja lá como for tomar uma
ação sempre vai mover a sua vida. E não é isso o que todos nós procuramos?
Movimento? Não às 3 da madrugada. Eu vou
dormir.
Willian Doi.
Comentários
Postar um comentário