Mire na Lua e a pedra vai cair na sua cabeça

As coisas mais simples são sempre negligenciadas. Acordar de manhã, após uma noite de sono bem dormida. Tomar o café da manhã, partir para o trabalho e finalizar o dia sem qualquer intercorrência que vá tirar o seu sono. Poder voltar para casa, abrir uma cerveja e assistir ao seu seriado favorito. Caminhar com o seu cachorro e depois jantar com a sua esposa, para dormir de novo uma ótima noite de sono. São pequenas coisas às quais não se presta tanta atenção. São coisas simples, talvez as mais simples da vida, mas nós só prestamos atenção a elas quando não podemos mais vivenciá-las. 

A racionalidade, característica exclusiva do ser humano, costuma ignorar o que é simples. Ela foca em tudo o que é complexo e se não há dificuldade ela a cria. Isso se reflete em nossas opções de vida, na busca de nossos objetivos.  Nós temos a tendência de olhar para o futuro, buscando coisas complexas e complicadas. Um futuro que envolve vários planejamentos intrincados, como conseguir um novo emprego, comprar uma casa maior e um novo carro. Ou então simplesmente uma ideia abstrata de sucesso e conquista. São dias, meses e anos planejando os passos para alcançar os objetivos, estudos, trabalhos e caminhos a serem seguidos.  Muitos desses planejamentos não chegam sequer ao segundo passo. As ideias mudam com frequência e o que hoje pode ser um plano certo para o futuro, amanhã será apenas uma lembrança vaga de algo que “tentamos”. Tempo perdido e energia desperdiçada.

 “Mire na lua, se você errar ainda estará entre as estrelas”. Essa frase sintetiza bem esse pensamento.  Estamos sempre buscando coisas extraordinárias, olhando para o céu, em busca de outras galáxias, sonhando estar entre as estrelas, criando passos incertos no presente para um dia alcançar o estrelato no futuro.  No entanto, mirar o céu não garante que você seja um astro. Olhar apenas para as coisas fantásticas fará com que você esqueça aquilo que já é extraordinário hoje em sua vida. Jogue uma pedra para cima e talvez você acerte o que procura. Ou talvez a pedra volte e caia em sua cabeça. Um pouco de pé no chão é necessário. Equilíbrio nunca fez mal a ninguém.

Ter um pé no chão é nunca esquecer o que já se conquistou até hoje. É saber agradecer pelas coisas simples que a vida nos proporciona e saber desfrutá-las. Quanto mais longe você mirar, mais provável que a sua energia se dissipará no caminho. Então, procure objetivos simples, mais próximos e mais terrenos. Ao invés de mirar a lua, antes, tente subir um pouquinho mais, e depois um pouquinho mais. Pode ser que assim você nunca esteja entre as estrelas, mas com certeza terá conquistado muito mais objetivos que o homem que só viu a lua e esqueceu do resto. É melhor conquistar algo simples do que se perder no caminho de ideias complexas. Simplifique

Willian Doi

Comentários

Postagens mais visitadas