Mire na Lua e a pedra vai cair na sua cabeça
As coisas mais simples são sempre
negligenciadas. Acordar de manhã, após uma noite de sono bem dormida. Tomar o café
da manhã, partir para o trabalho e finalizar o dia sem qualquer intercorrência
que vá tirar o seu sono. Poder voltar para casa, abrir uma cerveja e assistir
ao seu seriado favorito. Caminhar com o seu cachorro e depois jantar com a sua
esposa, para dormir de novo uma ótima noite de sono. São pequenas coisas às
quais não se presta tanta atenção. São coisas simples, talvez as mais simples
da vida, mas nós só prestamos atenção a elas quando não podemos mais vivenciá-las.
A racionalidade, característica exclusiva do ser humano, costuma ignorar o que é simples. Ela foca em tudo o que é complexo e se não há dificuldade ela a cria. Isso se reflete em nossas opções de vida, na busca de nossos objetivos. Nós temos a tendência de olhar para o
futuro, buscando coisas complexas e complicadas. Um futuro que envolve vários planejamentos
intrincados, como conseguir um novo emprego, comprar uma casa maior e um novo
carro. Ou então simplesmente uma ideia abstrata de sucesso e conquista. São
dias, meses e anos planejando os passos para alcançar os objetivos, estudos, trabalhos e caminhos a serem seguidos. Muitos
desses planejamentos não chegam sequer ao segundo passo. As ideias mudam com
frequência e o que hoje pode ser um plano certo para o futuro, amanhã será
apenas uma lembrança vaga de algo que “tentamos”. Tempo perdido e energia desperdiçada.
“Mire na lua, se você errar ainda estará entre
as estrelas”. Essa frase sintetiza bem esse pensamento. Estamos sempre buscando coisas extraordinárias,
olhando para o céu, em busca de outras galáxias, sonhando estar entre as
estrelas, criando passos incertos no presente para um dia alcançar o estrelato
no futuro. No entanto, mirar o céu não
garante que você seja um astro. Olhar apenas para as coisas fantásticas fará com
que você esqueça aquilo que já é extraordinário hoje em sua vida. Jogue uma pedra
para cima e talvez você acerte o que procura. Ou talvez a pedra volte e caia em
sua cabeça. Um pouco de pé no chão é necessário. Equilíbrio nunca fez mal a ninguém.
Ter um pé no chão é nunca esquecer
o que já se conquistou até hoje. É saber agradecer pelas coisas simples que a
vida nos proporciona e saber desfrutá-las. Quanto mais longe você mirar, mais
provável que a sua energia se dissipará no caminho. Então, procure objetivos
simples, mais próximos e mais terrenos. Ao invés de mirar a lua, antes, tente
subir um pouquinho mais, e depois um pouquinho mais. Pode ser que assim você
nunca esteja entre as estrelas, mas com certeza terá conquistado muito mais
objetivos que o homem que só viu a lua e esqueceu do resto. É melhor conquistar
algo simples do que se perder no caminho de ideias complexas. Simplifique
Willian Doi
Comentários
Postar um comentário