Para chegar onde você quer é preciso fazer o que você não quer
Todos nós queremos mudanças em alguns aspectos de nossas
vidas. Mas para alguma coisa realmente mudar, você precisa se comprometer. Não
é possível realizar qualquer mudança em sua vida se não houver um comprometimento
sério. Comprometimento precisa de sacrifícios. Você já percebeu como é fácil
deixar a vida seguir no automático, sem qualquer incômodo? Procuramos sempre o
caminho já trilhado em outras oportunidades, pois pouco esforço é preciso para
trabalhar com o conhecido. Nossos cérebros são projetados para agir com o menor
esforço possível e por isso a maioria das nossas ações são internalizadas e executadas
de maneira inconsciente. Em certa medida, isso é bom. Imagine ter que prestar
100% da atenção para realizar atividades do cotidiano, como dirigir ou andar de
bicicleta? Seria impraticável.
Mas, por outro lado, ficar no automático também tem o seu
lado ruim. O caminho já trilhado é sempre o mais fácil de ser percorrido, então
podemos cair na armadilha de ficar para sempre na zona de conforto, fazendo as
mesmas coisas, da mesma maneira. Assim, não evoluímos nunca. Desenvolver novos
hábitos nunca foi fácil. Para mudar um caminho já estabelecido, é preciso
esforço contínuo.
Mudar o estilo de vida, melhorar e evoluir é estimulante. No
momento em que você se propõe a isso há uma energia vibrante, que faz com que
você planeje, trabalhe e crie novas atividades. Mas certamente surgirão vários
problemas e haverá um ponto em que a evolução não será fácil. Nesse caso, não raro, acabamos voltando para o caminho mais fácil e o que foi desejado e planejado acaba sendo
esquecido. Como esse retorno à zona de conforto é inconsciente, você pode fazer
promessas e juras de que vai mudar de vida e ainda assim deixar que tudo volte
a ser como era antes.
A única maneira de triunfar é comprometendo-se com a mudança.
Isso significa que você tem que seguir em frente, mesmo quando for
desconfortável (acredite, será desconfortável). Você tem que agir mesmo quando
não houver motivação e fazer aquilo que você não quer fazer. Todo mundo quer
vencer na vida e ter muito sucesso, mas são poucos que querem fazer aquilo que
é desagradável, embora necessário para chegar lá. Se você quer ter um corpo saudável e esbelto,
você tem que se comprometer fazendo exercícios, mesmo naqueles dias em que você
está morrendo de preguiça. Se você quer falar uma outra língua, você tem que
enfrentar as dores de ter de aprender desde o início, palavra por palavra por
palavra, mesmo que isso seja a coisa mais chata do mundo. Se você quiser ser um
virtuoso na guitarra, terá de aprender nota por nota e treinar incansavelmente
seus dedos para se posicionarem com facilidade sobre cada casa do instrumento,
até que isso seja feito de maneira inconsciente. Tudo isso é muito chato e
cansativo, mas necessário para se chegar lá.
Por isso, em resumo, para se chegar onde você quer, você
precisa fazer o que você não quer. Não há outro jeito. Querer
o que é bom, todo mundo quer. Enfrentar o que é ruim para se chegar naquilo que
é bom, são poucos os que querem. Mantenha esse pensamento em mente todas as
vezes para vencer as eventuais desculpas de não fazer o que é preciso. No mais, boa sorte.
Willian Doi.
Comentários
Postar um comentário