Para chegar onde você quer é preciso fazer o que você não quer

Todos nós queremos mudanças em alguns aspectos de nossas vidas. Mas para alguma coisa realmente mudar, você precisa se comprometer. Não é possível realizar qualquer mudança em sua vida se não houver um comprometimento sério. Comprometimento precisa de sacrifícios. Você já percebeu como é fácil deixar a vida seguir no automático, sem qualquer incômodo? Procuramos sempre o caminho já trilhado em outras oportunidades, pois pouco esforço é preciso para trabalhar com o conhecido. Nossos cérebros são projetados para agir com o menor esforço possível e por isso a maioria das nossas ações são internalizadas e executadas de maneira inconsciente. Em certa medida, isso é bom. Imagine ter que prestar 100% da atenção para realizar atividades do cotidiano, como dirigir ou andar de bicicleta? Seria impraticável.

Mas, por outro lado, ficar no automático também tem o seu lado ruim. O caminho já trilhado é sempre o mais fácil de ser percorrido, então podemos cair na armadilha de ficar para sempre na zona de conforto, fazendo as mesmas coisas, da mesma maneira. Assim, não evoluímos nunca. Desenvolver novos hábitos nunca foi fácil. Para mudar um caminho já estabelecido, é preciso esforço contínuo.

Mudar o estilo de vida, melhorar e evoluir é estimulante. No momento em que você se propõe a isso há uma energia vibrante, que faz com que você planeje, trabalhe e crie novas atividades. Mas certamente surgirão vários problemas e haverá um ponto em que a evolução não será fácil. Nesse caso, não raro, acabamos voltando para o caminho mais fácil e o que foi desejado e planejado acaba sendo esquecido. Como esse retorno à zona de conforto é inconsciente, você pode fazer promessas e juras de que vai mudar de vida e ainda assim deixar que tudo volte a ser como era antes.

A única maneira de triunfar é comprometendo-se com a mudança. Isso significa que você tem que seguir em frente, mesmo quando for desconfortável (acredite, será desconfortável). Você tem que agir mesmo quando não houver motivação e fazer aquilo que você não quer fazer. Todo mundo quer vencer na vida e ter muito sucesso, mas são poucos que querem fazer aquilo que é desagradável, embora necessário para chegar lá.  Se você quer ter um corpo saudável e esbelto, você tem que se comprometer fazendo exercícios, mesmo naqueles dias em que você está morrendo de preguiça. Se você quer falar uma outra língua, você tem que enfrentar as dores de ter de aprender desde o início, palavra por palavra por palavra, mesmo que isso seja a coisa mais chata do mundo. Se você quiser ser um virtuoso na guitarra, terá de aprender nota por nota e treinar incansavelmente seus dedos para se posicionarem com facilidade sobre cada casa do instrumento, até que isso seja feito de maneira inconsciente. Tudo isso é muito chato e cansativo, mas necessário para se chegar lá.


Por isso, em resumo, para se chegar onde você quer, você precisa fazer o que você não quer. Não há outro jeito.   Querer o que é bom, todo mundo quer. Enfrentar o que é ruim para se chegar naquilo que é bom, são poucos os que querem. Mantenha esse pensamento em mente todas as vezes para vencer as eventuais desculpas de não fazer o que é preciso. No mais, boa sorte.

Willian Doi.



Comentários

Postagens mais visitadas