Todo mundo que é bom já foi um desastre
Quantas coisas eu já deixei de fazer, apenas por pensar que não
sou bom o suficiente. É claro que não se pode ser bom o suficiente naquilo que
você está começando. Mesmo assim, sempre se começa de algum lugar e geralmente
de um ponto de partida onde ainda não existe a habilidade. A habilidade vem somente
depois de um bom tempo, com muita repetição, seguida de muitas falhas. Essa
fase é realmente muito desestimulante e é onde você pensa em desistir.
Principalmente quando existem várias pessoas extremamente habilidosas na
atividade que você deseja dominar e é inevitável se comparar a elas. O que se
esquece, porém, é que essas pessoas também começaram de uma maneira desajeitada
e sem conhecimento algum. Elas foram se aperfeiçoando no decorrer do tempo e, provavelmente,
continuam se aperfeiçoando até hoje, pois não há limite para o que pode ser
aprendido. Exatamente por se sentirem insatisfeitas com o próprio desempenho,
essas pessoas trabalharam duro para chegar até onde se encontram atualmente e com certeza continuam trabalhando para se aperfeiçoar.
Hoje em dia é comum a propagação de um conceito errado daquilo
que é extraordinário. Os meios de comunicação em geral costumam ressaltar as
pessoas de sucesso, com a mensagem explícita ou implícita de que você também
pode alcançar o mesmo sucesso. E a forma como isso é propagado cria a aparência
de que tudo isso é muito fácil. Basa você tentar e se quiser mesmo, vai
conseguir. O que não fica claro, no entanto, é quanto esforço a pessoa de
sucesso precisou realizar para alcançar seu objetivo. Quantos fracassos, quantas
angústias e decepções precisou enfrentar para continuar seguindo em frente e se
tornar o que é hoje. Todo mundo deseja o sucesso, mas são poucos que estão
dispostos a encarar o processo para atingi-lo, com todas as suas dores e
angústias.
É fácil querer o que é bom e isso todo mundo quer. Mas o
principal para se atingir qualquer objetivo é querer enfrentar o sofrimento
para alcança-lo. São poucas as pessoas dispostas a encarar esse caminho. Entender isso leva tempo, paciência, derrotas
e muita insistência. Então, eu estive errado em todas as vezes que deixei de
tentar algo apenas por não ser bom o suficiente. Fazendo isso eu desisti da
jornada antes mesmo de dar o primeiro passo. Qual passo? O primeiro passo de
fazer o que eu quero, mesmo sendo um total desastre nisso. Até então eu não
sabia que o segredo do sucesso é continuar sendo um desastre e nunca desistir
de melhorar um pouquinho a cada dia, indefinidamente.
Willian Doi
Comentários
Postar um comentário