Todo mundo que é bom já foi um desastre

Quantas coisas eu já deixei de fazer, apenas por pensar que não sou bom o suficiente. É claro que não se pode ser bom o suficiente naquilo que você está começando. Mesmo assim, sempre se começa de algum lugar e geralmente de um ponto de partida onde ainda não existe a habilidade. A habilidade vem somente depois de um bom tempo, com muita repetição, seguida de muitas falhas. Essa fase é realmente muito desestimulante e é onde você pensa em desistir. Principalmente quando existem várias pessoas extremamente habilidosas na atividade que você deseja dominar e é inevitável se comparar a elas. O que se esquece, porém, é que essas pessoas também começaram de uma maneira desajeitada e sem conhecimento algum. Elas foram se aperfeiçoando no decorrer do tempo e, provavelmente, continuam se aperfeiçoando até hoje, pois não há limite para o que pode ser aprendido. Exatamente por se sentirem insatisfeitas com o próprio desempenho, essas pessoas trabalharam duro para chegar até onde se encontram atualmente e com certeza continuam trabalhando para se aperfeiçoar.

Hoje em dia é comum a propagação de um conceito errado daquilo que é extraordinário. Os meios de comunicação em geral costumam ressaltar as pessoas de sucesso, com a mensagem explícita ou implícita de que você também pode alcançar o mesmo sucesso. E a forma como isso é propagado cria a aparência de que tudo isso é muito fácil. Basa você tentar e se quiser mesmo, vai conseguir. O que não fica claro, no entanto, é quanto esforço a pessoa de sucesso precisou realizar para alcançar seu objetivo. Quantos fracassos, quantas angústias e decepções precisou enfrentar para continuar seguindo em frente e se tornar o que é hoje. Todo mundo deseja o sucesso, mas são poucos que estão dispostos a encarar o processo para atingi-lo, com todas as suas dores e angústias.


É fácil querer o que é bom e isso todo mundo quer. Mas o principal para se atingir qualquer objetivo é querer enfrentar o sofrimento para alcança-lo. São poucas as pessoas dispostas a encarar esse caminho.  Entender isso leva tempo, paciência, derrotas e muita insistência. Então, eu estive errado em todas as vezes que deixei de tentar algo apenas por não ser bom o suficiente. Fazendo isso eu desisti da jornada antes mesmo de dar o primeiro passo. Qual passo? O primeiro passo de fazer o que eu quero, mesmo sendo um total desastre nisso. Até então eu não sabia que o segredo do sucesso é continuar sendo um desastre e nunca desistir de melhorar um pouquinho a cada dia, indefinidamente. 

Willian Doi

Comentários

Postagens mais visitadas