Estamos em agosto. Significa que passamos mais da metade do ano. As promessas que fiz para esse ano, estão longe de serem concretizadas. O que é que saiu errado? Eu deveria estar bem melhor agora. Deveria ter realizado mais, mas ainda estou patinando em vários aspectos da minha vida. Não é engraçado como planejamos a vida e parece que cada ano se encarrega de ser exatamente igual ao anterior? Será que é o ano que faz isso, ou sou eu quem está se sabotando?
Se eu quero evoluir, primeiro eu tenho que aprender a ser honesto comigo mesmo. As coisas que eu fiz anteriormente, não estao mais funcionando nos dias de hoje. Ainda há tempo de mudar. Nada mudará, se eu mantiver a ilusão de que tudo mudará no futuro, se é que me entendem. É que nada muda no futuro. Tudo muda hoje e só continuará mudando amanhã quando amanhã for hoje e você ainda continuar fazendo tudo o que for possível para mudar. Confuso, não é?
O que eu quero dizer é que tudo o que realmente vale a pena acontece apenas no aqui e agora. Todo o resto é apenas ilusão, a qual nos apegamos e tentamos nos agarrar a ela como uma tábua de salvação. Com isso, autorizamos a nós mesmos a manter uma mesma rotina, sem nunca precisar mudar e pisar para fora da zona de conforto. Assim, passa dia e passa mês; vira o ano e tudo está igual. É assim que as coisas funcionam. Dizer da boca para fora que você quer mudança não significa absolutamente nada. Você continua o mesmo, fazendo as mesmas coisas.
Eu me recordo do começo desse ano, quando prometi para mim mesmo que iria escrever um artigo toda semana e postar neste blog. Vejam só quanto tempo tem desde o último artigo que eu escrevi e este aqui. Muitos meses. Em algum ponto desse tempo todo, eu deixei de escrever e continuei deixando de escrever, até que hoje, de novo, eu resolvi escrever e prometer para mim mesmo que agora vou manter a minha promessa. Quantas vezes já fiz isso? Nem eu acredito mais em mim mesmo. O que me consola é que eu percebo que isso é uma falha minha e eu tenho como sanar. O primeiro passo da mudança é reconhecer onde está a falha. A partir de então, você consegue fazer alguma coisa. Ou será que eu estou escrevendo novamente aqui porque hoje é domingo e eu quero fugir da segunda-feira que vem chegando? Essa é uma das possibilidades.
De qualquer maneira, o que eu deixei de fazer ontem já está no passado e eu não posso mudar. De novo, eu não posso culpar a mim mesmo pelo o que eu deixei de fazer, pois, caso eu caia nessa cilada, vou começar a remoer o passado e gastarei o meu tempo presente pensando naquilo que poderia ser. O que poderia ser já não pode ser mais. O importante é olhar para este momento presente e fazer o melhor para que eu não tenha essa mesma sensação amanhã. De fato, eu me arrependo de muitas coisas que eu deixei de fazer anos atrás. Acho que o meu principal arrependimento é de não ter aproveitado melhor o tempo. Muitos dias se passavam sem que eu fizesse algo que fosse realmente relevante. Os dias escoavam como se fossem areia na ampulheta. Se eu tivesse feito mais, seria mais, teria mais experiência, mais vida e, quem sabe, seria mais feliz. Descobri tardiamente a importância de se aproveitar cada segundo da vida fazendo algo que é relevante e não deixar para viver depois.
Amanhã é segunda-feira e eu já me pego pensando em que tipo de situação eu vou me meter. O que eu vou fazer amanhã que vai diferenciar o meu dia de qualquer outro dia que já se passou? Esse tipo de pensamento gera uma angústia muito grande. Mas eu creio que angústia e ansiedade são necessárias nesses casos. São situações que incomodam a ponto de fazer com que a gente mude de direção, talvez para melhor. O tempo é algo precioso e não deveria ser desperdiçado em nenhuma circunstância. Afinal, tempo é vida e a vida é só uma. Amanhã é segunda-feira e eu estou pronto para honrar a vida.
Willian Doi.
Comentários
Postar um comentário